Há muito tempo, um site era apenas uma coleção de páginas estáticas na internet. Eles eram principalmente baseados em texto, codificados e não muito interativos. Avanço rápido para 2022, e as coisas mudaram. Muito.
Atualmente, os sites podem ter milhares de páginas. Eles podem ser usados para compartilhar conteúdo, comunicar, anunciar, vender e até mesmo administrar negócios inteiros. Isso significa que a questão de como estruturar um site é um pouco mais complexa, e a arquitetura do site é um tópico um pouco mais amplo do que era há 30 anos.
Aqui está o que você precisa saber sobre como criar uma estrutura de site otimizada, para que seus usuários possam ter a melhor experiência possível e obter uma classificação alta do seu site nos mecanismos de pesquisa.
O que é estrutura do site?
A primeira coisa antes de começar a construir seu site e todas as páginas é saber qual é a estrutura do site e como isso afeta a experiência do usuário dos visitantes do site.
Imagine se você recebesse uma enciclopédia, mas não estivesse organizada em ordem alfabética e não houvesse índice de informações. Você teria centenas ou mesmo milhares de páginas de informações, mas não teria como encontrar o que precisava saber.
A estrutura e a arquitetura do site são baseadas no mesmo tipo de estrutura que usamos para organizar o índice em um livro. Uma estrutura de site bem pensada é um dos fatores que fazem os melhores sites se destacarem.
Em um livro, você pode ter partes, seções, capítulos e subseções. Eles estão todos organizados em uma página de índice, seguem uma progressão lógica e têm títulos descritivos – para que você possa encontrar o que precisa saber rapidamente.
A arquitetura do site é o mesmo tipo de coisa. É uma estrutura que permite organizar as muitas páginas do seu site em uma hierarquia com as informações mais gerais no topo e depois subseções que lidam com informações cada vez mais detalhadas e específicas.
Isso permite que os usuários do seu site acessem a categoria ampla sobre a qual desejam saber mais e, em seguida, percorram os diferentes níveis até encontrarem o que desejam. Existem diferentes maneiras de estruturar isso, como de cima para baixo ou de baixo para cima, mas o princípio permanece basicamente o mesmo.
Como você desenvolve uma boa estrutura de site?
Uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre como estruturar um site é que você provavelmente precisará fazer a maior parte do planejamento antes de começar a construir o site.
Isso inclui definir suas páginas mais importantes, ter um esboço da estrutura de URL e links internos e planejar como você deseja que seus usuários naveguem entre várias páginas.
As plataformas modernas de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) facilitam a realização de alterações posteriores se você achar que outra coisa funcionará melhor, mas é sempre uma boa ideia passar algum tempo pensando em como você deseja organizar as informações em seu site antes de você comece a desenvolvê-lo.
Um fluxograma de hierarquia simples é tudo o que é necessário para obter a maior parte do design da arquitetura do seu site em linhas gerais. À medida que você passa pelo processo de design, pode ser necessário adicionar ou alterar coisas, mas ter um ponto de partida torna tudo muito mais fácil.
A estrutura típica do site
A melhor maneira de pensar em qualquer site é pensar nele como uma pirâmide.
Bem no topo da pirâmide está a sua página inicial. É aqui que a maioria das pessoas entra no seu site e, a partir daqui você pode encontrar links para todas as outras partes do seu site. Em seguida, é provável que haja:
As categorias
- são grupos amplos de informações que você planeja ter em seu site. Podem ser tipos de produtos ou serviços ou, em um site de informações, categorias de informações de nível superior. Pense neles como se fossem as partes de um livro.
As subcategorias
- são a próxima camada da pirâmide. Estes são mais específicos do que categorias, mas ainda não estão relacionados a itens únicos. Assim, por exemplo, se você tiver um site sobre equipamentos esportivos, as categorias podem ser sapatos e as subcategorias podem ser tênis de corrida, tênis de basquete, tênis de caminhada e assim por diante. Esses seriam os capítulos do livro.
Páginas individuais
- são a última camada da pirâmide. Esses são os subtítulos de cada capítulo e estão focados em um único item ou ideia. Pode ser um artigo individual ou uma página de produto em um site de comércio eletrônico.
Diferentes tipos de sites podem ter arquiteturas muito diferentes, mas todos eles conterão a maioria desses elementos da arquitetura do site. É uma maneira simples e universal de organizar informações que fazem sentido, o que torna mais fácil projetar seu site e mais lógico para as pessoas usá-lo.
Exemplos de diferentes estruturas de sites
Existem mais de 9 bilhões de sites no mundo, então é seguro dizer que há muita diversidade na web. No entanto, embora a maioria dos sites pareça diferente, se você remover a superfície, a maioria é baseada em alguns tipos simples de arquitetura de site.
Estrutura hierárquica
Estruturas hierárquicas geralmente são usadas em sites com muitas informações que precisam ser organizadas para facilitar a busca – como sites de notícias ou blogs de nicho. Esses sites têm uma estrutura de página de site mais próxima da pirâmide que mencionamos acima.
Assim, por exemplo, um site de notícias pode ter uma categoria de alto nível para esportes e, abaixo dela, pode ter basquete, futebol e vôlei. Abaixo disso, eles poderiam ter SERIE A, SERIE B e SERIE C, e abaixo disso, relatórios de partidas individuais, por exemplo.
Figura 1Estrutura hierárquica
Estrutura sequencial
Às vezes, quando você está construindo um site, você quer direcionar as pessoas para uma área específica com base em suas escolhas. Então você pode começar com uma escolha, que limita o próximo nível de opções disponíveis, e depois o próximo, e assim por diante.
Isso é útil se você quiser que as pessoas façam uma única escolha ou para sites em que a estrutura de site otimizada será usada para integrar novos clientes. Você quer que o usuário siga um processo mais linear, então você limita suas próximas escolhas com base na escolha que ele faz em cada etapa.
Modelo de Matriz
A estrutura do tipo matriz é uma das mais comuns na internet – e popular para sites de comércio eletrônico e sites grandes, onde as pessoas têm tanta probabilidade de saber o que querem quanto estão navegando.
Esse tipo de arquitetura de site é como um jogo multiplayer de mapa aberto massivo, onde os jogadores são livres para explorar o mapa do jogo com total liberdade. Os usuários estão no controle total e podem navegar para trás, para frente ou para os lados entre diferentes páginas. As informações ainda são estruturadas com base em categorias, subcategorias e páginas, mas existem links internos para todos os lugares, de todos os lugares, permitindo que os usuários naveguem entre as páginas por meio de links clicáveis.
Embora esse tipo de site possa parecer caótico no início, na verdade é um dos melhores quando você quer que as pessoas “desçam pela toca do coelho”. Basta perguntar a qualquer um que começou a assistir a um vídeo de gato no YouTube e se viu com os olhos turvos às 3 da manhã se perguntando o que aconteceu!
O modelo de banco de dados
O modelo de banco de dados é uma ótima maneira de organizar informações se você quiser que as pessoas possam pesquisar e encontrá-las logicamente.
A maior parte do processo é orientada por pesquisa. Assim, você chegaria à página inicial e começaria a pesquisar conteúdo usando palavras-chave e frases.
Essa é outra estrutura de arquitetura de site eficaz se você quiser organizar muitas informações para fácil recuperação. Pense no Google, por exemplo.
Qual arquitetura de site você deve usar?
Quando se trata da questão do que é uma estrutura de site ideal, não existe um tamanho único. Muito disso depende do que você deseja alcançar com o site.
Se você tiver um site simples que será simplesmente seu cartão de visita na Web, uma estrutura de site otimizada para hierarquia pode funcionar melhor. No entanto, se você deseja criar um site de comércio eletrônico massivo com milhares de páginas de produtos nas quais deseja que as pessoas naveguem, a estrutura matricial pode funcionar melhor.
É por isso que o design da web e o design da arquitetura do site são mais do que apenas a mecânica de construção do site. Você precisa dedicar algum tempo para conhecer seus usuários ou clientes ideais e como eles gostam de usar a Internet. Você quer que seu site seja familiar e intuitivo, para que eles não fiquem frustrados ou confusos.
Uma boa estrutura de site pode melhorar drasticamente a experiência do usuário e geralmente é considerada um dos aspectos mais vitais da construção de um site de sucesso.
Portanto, certifique-se de não apressar esta etapa. Veja outros sites. Veja o que seus concorrentes estão fazendo e como suas informações estão estruturadas. Este é um momento em que você não quer ser muito criativo. Se estiver funcionando para os maiores concorrentes em seu nicho ou setor, provavelmente funcionará para você e o ajudará a atingir suas metas de negócios.
Planeje seu crescimento com antecedência
Por fim, quando se trata de como estruturar um site, certifique-se de que sempre reservou um espaço para crescimento.
Você pode adicionar mais produtos à sua loja online e precisar criar mais categorias e subcategorias. Você pode adicionar novos tipos de histórias ao seu site de notícias ou blog e precisa criar novos grupos de tópicos para organizá-los.
A estrutura do seu site deve sempre permitir a expansão em todos os níveis, porque se você fizer certo e seu site se tornar popular, planejar o crescimento do seu site é o próximo quebra-cabeça com o qual você terá que lidar em algum momento – e é um grande desafio Ter!