Visualmente a personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público. Em um mercado concorrido como que nos encontramos, um logo bem feito faz com que o negócio ou produto se destaque dos demais e transmita profissionalismo e credibilidade.
Destacamos neste artigo a importância do logotipo para sua empresa e algumas dicas para você se destacar da sua concorrência à partir de sua identidade visual. Confira:
A importância do logotipo para uma empresa
Para muitos novos empreendedores, a falta inicial de capital faz com que a criação da identidade visual seja adiada até que cheguem mais alguns clientes. Isto pode atrapalhar o contato com novos clientes em potencial, caso você entregue um cartão de visitas sem logo e que não reflete nenhuma característica da marca, por exemplo.
É preciso ter em mente que ao abrir o negócio, deve-se procurar o caminho mais rápido para o sucesso dele. Nesse caso, o logotipo pode ajudar você nessa tarefa, pois ele contribui com a visibilidade e credibilidade da marca. Ignorar a importância do logotipo pode trazer problemas para a sua empresa como:
Impressão de instabilidade
Caso você comece sua empresa com um logotipo e pouco tempo depois muda sua identidade novamente, acabará criando uma confusão na cabeça de seus clientes, fazendo-os achar que os logos são de negócios diferentes ou que o negócio mudou de dono.
Aparência de amadorismo
Se você usa materiais que não foram desenvolvidos por profissionais qualificados, essa atitude poderá transparecer que você não é capaz de cumprir seus projetos com a qualidade necessária, ou que não investe no próprio negócio, causando desconfiança e perdendo a credibilidade.
Despreparo
Se você não conhece a real importância do logotipo ou cuida da sua identidade visual de forma desorganizada e distribui um cartão de visitas com um logotipo, mas no seu site, por exemplo, tem outro, poderá causar uma crise de identidade para o seu negócio. Procure desenvolver uma identidade única desde o início e trabalhe a fixação da marca com o seu público.
Erros graves que as empresas cometem com suas logos
O investimento em profissionais qualificados pode alterar (para melhor) toda a percepção dos clientes sobre uma marca. Neste caso, uma logo malfeita pode gerar o efeito contrário e criar um ruído na comunicação dos valores e dos produtos da empresa. Por isso separamos alguns erros graves que diversas empresas comentem na hora de produzir seus logos. Confira:
1. Ser produzida por um amador
Pagar para um “sobrinho” ou para o “estagiário da firma” pode parecer uma boa opção para minimizar os custos mas é um erro grave muito cometido por empreendedores brasileiros. Se você quer ter um negócio profissional, sua empresa precisa de uma logo e uma identidade visual profissional.
Existem algumas vantagens claras para empreendedores que entendem a importância do logotipo e por isso investem em um designer profissional para fazer sua logo:
- Sua logo será única e memorável;
- A vida útil da sua logo será muito maior, você não precisará refazê-la por anos;
- Seu negócio vai ganhar credibilidade automaticamente.
Conclusão
Agora que você viu a importância de um logo profissional para a sua empresa, venha cuidar da sua identidade visual com a DSantos. Nossa equipe de designers está esperando o seu briefing para desenvolver uma logo exclusiva para seu negócio.